Como conseguir mais clientes para o clínica?

Muitas de nós, psicólogas, desejam ter mais clientes procurando por seus serviços e, quem sabe, até preencher todos os horários vagos na clínica. Neste artigo, vamos aprender quais são as formas mais comuns de ganhar essa visibilidade tão desejada.


clientes
Cadê os pacientes? Cri cri cri…

Antes de começarmos, quero fazer uma pontuação: Posso lhe dar várias sugestões para chamar a atenção de mais clientes, mas é você quem vai dizer quais ações fazem mais sentido para suas estratégias e realidade. Neste artigo, desejo compartilhar algumas reflexões e ações para quem está atuando na clínica e precisa daquela forcinha.

Então vamos as dicas!

Indicações de clientes (antigos pacientes e parceiros)

Esta é uma das formas mais conhecidas, o bom e velho boca a boca. Esse jeito de captar clientes é maravilhoso, pois simboliza o quanto nosso serviço está sendo de fato transformador.

Quando indicam, é porque realmente gostam. Isso serve para qualquer profissional. Eu mesma só indico quem confio e sei que faz um trabalho correto. Afinal, estou atrelando aquele profissional a mim também de alguma forma.

E quando falam mal, realmente a notícia se espalha e pode ser muito complicado para a sua imagem como profissional. Por isso dê o seu melhor para que os clientes realmente possam evoluir nas suas demandas e também valorizar o seu trabalho.

Mas existe um problema: Não temos muito controle sobre isso.

Você estuda, faz um bom trabalho, mas não é garantia de que vão te indicar. Até porque sabemos que existe ainda preconceito em se fazer psicoterapia. Ainda hoje escuto que isso é coisa de doido ou que é possível conseguir resolver as questões sozinho. (Péssimo, mas escuto!)

Então para fechar, a gente não tem como saber se o cliente indicará ou não. E vamos combinar que não pega nada bem ficar pedindo indicação ou induzindo paciente a fazer isso, certo?

E aí, como faz? Pensando na Psicóloga autônoma que deseja ser mais proativa temos outras ótimas duas opções para se sentir mais dona da própria visibilidade.

Eventos gratuitos para atrair novos clientes

Os eventos são uma ótima pedida para quem tem desenvoltura com comunicação e oratória (ou que deseja aprimorá-la) e está disposto a organizar, planejar, divulgar e executar encontros, rodas de conversa, vivências ou palestras.

Você provavelmente não irá ganhar dinheiro de imediato com isso, mas fazer coisas gratuitas pode fazer parte da sua ESTRATÉGIA.

É possível ter muitos outros benefícios com isso: experiência, contatos, melhoria na oratória, amizades, ideias para novos eventos…

Não vou mentir para você: organizar eventos (mesmo que pequenos) dá um certo trabalho e exige organização e energia mesmo, mas pode ser um início muito interessante para sua visibilidade crescer cada vez mais.

DICA: Nestes eventos você pode “dar” mais do que o esperado. Isso gera um sentimento de novidade e de ganho muito grande para as pessoas. Não importa qual é o seu público. Se você puder entregar algo físico ou online, um material diferente, uma reflexão por escrito ou algo que possa engrandecer o que foi visto no encontro, melhor ainda.

Quem não gosta de ser surpreendido de forma positiva? Você certamente ficará na cabeça das pessoas que participarem deste momento tão rico.

Falando em gerar uma boa impressão, temos outra ferramenta a nosso favor. As redes sociais!

Redes Sociais

Costumo dizer para as psicólogas que estamos nas redes sociais porque nossos possíveis clientes estão lá. Nos próprios como consumidores de outros serviços ou produtos, pesquisamos muitas coisas pelo Instagram e facebook, por exemplo.

Já ouvi uma Psicóloga falar: “Ana Cecília, eu estava atrás de uma Psicóloga e me deparei com duas profissionais interessantes. Mas foi verificando e analisando o perfil de cada uma do instagram que eu me decidi.

Ou seja: vamos prestar atenção nessa ferramenta poderosa!

Elas são sua vitrine de conhecimento. Da mesma forma que lojas expõe seus produtos com fotos incríveis, nós psis, devemos expor nossos conhecimentos e experiências de uma forma muito interessante para o público. Ou seja, não adianta só postar imagens reflexivas de mensagem de “bom dia”.

Você precisa AGREGAR VALOR E CONHECIMENTO para as pessoas. Somente assim elas vão compreender que você pode realmente ajudá-las com suas questões.

Lembrete: Não é da noite para o dia que você vai virar Expert nas redes sociais. Até porque muita coisa muda por lá e às vezes é difícil mesmo acompanha-las,  mas você sempre pode iniciar e ir experimentando o que faz mais sentido para você e para o seu público.

A ação mais importante que você pode fazer pela sua carreira é: TESTAR – AVALIAR – CORRIGIR – REPETIR.

Sempre nesse movimento de observação do que deu certo e das ações que não foram tão boas assim. O movimento não pode parar por aí. É preciso ver o que a gente tira de aprendizado e também testar as novas ideias de novo.

Então antes de criar barreiras, alimentar medos e resolver ficar na zona de conforto, busque testar estas formas de ganhar mais visibilidade. Elas costumam ter bons retornos para aqueles que se dedicam e oferecem um bom trabalho.


Caso você não saiba realmente por onde começar, entra em contato com a gente. Oferecemos o processo de Mentoria para te dar um norte e ao mesmo tempo promover que estas respostas não sejam engessadas e clichês. Conte conosco nessa jornada!

Ana Cecília Coelho

Ana Cecília Coelho

Mentora e psicóloga
Romae