Constância não significa postar todo dia

Dentro dos processos de Mentoria, eu percebo que existe uma certa confusão sobre o que significa realmente ter movimentos constantes. Percebo algumas pessoas bem chateadas por não estarem conseguindo postar todos os dias ou com dificuldade de fazer vários Stories por dia. Sempre um foco bem grande nas atividades do Instagram.

A gente sabe que existem vários outros movimentos importantes para nosso negócio para além das redes sociais, mas tendemos a enxergar apenas isso como movimento de divulgação e engajamento da nossa parte. Por isso venho te propor ver além do Instagram e além dessa constância tão almejada.

Afinal, existem muitos outros movimentos de marketing, inclusive off-line que podemos fazer, aqueles que não se resumem apenas as redes sociais. Como estabelecer parcerias, promover conversas sobre os temas que você aborda, cuidar dos clientes atuais, aprimorando sempre seu serviço. Talvez sejam movimentos que gerem uma dedicação a mais com certeza, mas os frutos são incrivelmente sólidos e importantes para os movimentos sustentáveis do nosso negócio.

Além disso, a verdadeira constância tem a ver com caminhar dentro de ciclos que são fluidos. No mês somos tantas mulheres diferentes. Tem a raivosa, tem a calada, tem a animada, tem a proativa. Se isso acontece com nossos ciclos internos, como isso não impactaria também nossos movimentos profissionais?

Para mim ser constante é toda semana fazer atividades em prol do meu negócio, respeitando meus ciclos, e sabendo distinguir quando é o ciclo e quando é um movimento de fuga.

Para mim ser constante é cuidar da papelada, é organizar meu home office, é conversar com as clientes para entender o que posso melhorar, é emitir as notas fiscais, é estudar. O Instagram está ali como um apoio, mas não é toda a minha estratégia.

Tem períodos que eu não consigo postar com a frequência que eu gostaria, mas isso não significam que os clientes não chegam.

Pontos pra gente refletir:

  • Presença não é sinônimo de frequência.
  • Presença é sobre estar conectado com nossa mensagem, com o que dá sentido ao que fazemos.
  • Presença é se colocar em movimento e se observar.
  • Presença é conexão e conexão exige investimento de tempo e energia.

Quais são os movimentos que dão sustentação para seu negócio rodar? Já parou para pensar nisso?


Finalizo com essa frase maravilhosa:

“Gente que é gente não é regida de perfeição, gente que é gente é ímpar, parece água – vive em constante transformação.”Sue Coutinho

Deixe a exigência da perfeição de lado e abra espaço para a verdadeira conexão: a sua com o seu fazer, o seu fazer com a necessidade do outro. Sejamos mais água do que rocha.

Espero que essa reflexão tenha feito sentido por aí. E para quem quer aprofundar mais a Mentoria está de portas abertas para quem quer achar um jeito mais fluído de fazer sua divulgação. Se faz sentido pra ti, entra em contato comigo: contato@revirepsicologia.com.br

Ana Cecília Coelho

Ana Cecília Coelho

Mentora e psicóloga
Romae