Criação de conteúdo: O que é necessário?

Criar conteúdo não é uma tarefa fácil. Principalmente quando nosso objetivo maior é promover nossos serviços. Como gerar impacto positivo? Como ser criativo no meio de tantas possibilidades? Como não travar? O artigo de hoje é sobre isso!


conteúdo

Você senta, liga o computador, abre o arquivo do  word e começa a pensar.

Às vezes não vem nada, outras vem um tanto de ideias! Você começa digitar… Depois, lá vamos criar uma imagem bem legal para estar de acordo com o conteúdo criado. Ou vamos selecionar alguma imagem já pronta, mas que precisa fazer sentido com o que se deseja passar.

E assim vamos criando ideias e reflexões de forma mais verdadeira possível. Pensando sempre com carinho na pessoa que vai ler.

Gerando criatividade

Criar conteúdo, para mim, significa deixar minha criatividade aflorar. É o momento onde eu coloco tudo para fora e me deixo levar. (Olha que nunca pensei que fosse me intitular uma pessoa criativa… haha)

Claro que tenho também um lado julgador, que muitas vezes me critica fortemente, mas no momento da criação eu realmente deixo fluir. Depois vou com meu olhar mais seletivo alterando o que for necessário, pensando no que o público vai gostar ou não. Mas sempre lembrando do que eu acredito e do que faz sentido para mim.

Você deve estar pensando: “Isso demanda MUITO tempo! Não consigo com a minha rotina…”

Bom, de fato demanda tempo, energia e estudos. Mas você precisa priorizar, se de fato deseja entrar para esse universo. Seja para redes sociais, para uma revista ou para um evento, você necessariamente precisa estabelecer horários para estudar e materializar o conhecimento.

Gerando conexão

Te falo com toda a sinceridade: Produzir conteúdo vai para além de apenas criar textos. A gente acaba criando conexões.

Gosto de ver as redes sociais como algo positivo, tento usar dessa maneira em minha vida. Já fui muito impactada por conteúdos bons e ruins que tem por aí. Por isso, me dedico e me importo com quem vai ler meus textos.

Mas como você deve saber, a rotina vem, a gente precisa trabalhar e incorporar vários papéis nessa vida de empreendedora.

Então confira algumas dicas que preparei para que você possa produzir conteúdo de qualidade.

Reserve um tempo da sua semana para isso

Se você não coloca na agenda, acaba não priorizando.

É importante estabelecer uma rotina de criação de conteúdo da mesma maneira que precisamos de uma rotina financeira, de organizar a parte de contabilidade, de estudos.

Comece com 1h por semana. Depois vá aumentando de acordo com seu ritmo e realidade.

Se alimente de novas referências

Eu estou sempre buscando novas ideias e referências. Vejo de tudo um pouco. Confiro o que psicólogos estão fazendo, mas também exploro outros profissionais. Sempre reflito: “Me identifico com esse conteúdo? Ele atinge o seu objetivo? Tem a ver com o que eu acredito?”

Fazer essas reflexões ajudam muito a gente definir o nosso estilo. Claro que em algum momento vai ser necessário diminuir as pesquisas e se voltar mais para sua essência, mas em um momento inicial, acredito que é muito válido explorar o que mais a internet e redes sociais podem nos oferecer.

Faça o que é possível no momento

Nem sempre iniciamos com os melhores equipamentos, com as ferramentas mais maravilhosas. Então isso pode frustrar um pouco, mas lembre que já dá para começar de maneira simples. O canva está aí para isso!

Você consegue criar designs super legais sem nenhum gasto. É preciso um certo treino para melhorar a qualidade das imagens, mas com o tempo você vai pegando a manhã.

Seja sempre autêntico

Copiar os outros, falar do mesmo, colocar só frases motivacionais não vai te trazer os resultados que você quer. Na realidade, você vai tá gastando tempo e energia à toa.

Ser autêntico significa falar a partir da sua voz e da sua verdade. Já parou para pensar no que você acredita? Quais são teus valores? O que tem de bacana ou não na sociedade que vivemos? O que você sente que tem a ver com sua profissão? O que não tem nada a ver?

Você pode defender causas, ter um olhar mais crítico e se posicionar. Isso vai fazer com que as pessoas que se identificam com você, cheguem mais perto 🙂

Espero que as dicas tenha sido úteis e que você possa transmitir tudo que tem de bom por aí nessa internet a fora! Um abraço


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Ana Cecília Coelho

Ana Cecília Coelho

Psicóloga Clínica
Romae