Cores e fontes adequadas para cada estilo de marca: Descubra o seu!

Amamos cores e fontes por aqui. Elas comunicam muitas mensagem diferentes e podemos usar isso para passarmos a mensagem correta para nossos seguidores e potenciais clientes. Suélen trás muito conhecimento nessa área, vem conferir!


Considerando as diferentes cores e fontes que existem, na hora de você escolher as mais adequadas na sua opinião, é necessário levar em conta que cada uma delas transmite alguma emoção.

As cores, por exemplo, desempenham um papel de extrema importância em uma marca, pois essa é uma das primeiras coisas que o nosso cérebro processa e compreende ao visualizar uma imagem.

Quando o seu cérebro observa algo visual, alguns dos fatores que entram em cena naquele momento são justamente: cores, composição e luz. Cada pequeno detalhe vai te influenciar de alguma forma, seja positiva ou negativamente.

Na hora de buscar pelas cores adequadas para a sua marca, uma dica muito importante e que você deve levar em consideração é buscar entender a Psicologia das cores. E sim, cada cor desperta em você algum desejo ou sensação, por mais que você talvez não perceba, de forma inconsciente isso acontece sim!

Para compreender melhor, confira algumas cores abaixo:

  • A cor verde transmite a sensação de calma, te lembra a natureza, esperança, saúde…
  • O roxo representa a criatividade, juventude… é uma das cores preferidas do público feminino.
  • A cor azul te faz sentir confiante, transmite tranquilidade e calmaria. Essa cor também estimula a sua criatividade, te lembra o mar e o céu.
  • O amarelo é uma cor alegre, acolhedora e também estimulante para o funcionamento cerebral. Tem tudo a ver com a luz do dia, sol, calor.
  • O vermelho te incentiva a tomar decisões rápidas, é a cor da paixão e da energia.
  • A cor laranja é mais exótica, é a cor da diversão, do lúdico e tem um caráter bem penetrante.
  • O preto é a cor da noite, está associado às coisas proibidas, ao mistério.
  • Já o Branco é uma cor muito querida para maioria das pessoas pois ela transmite sentimentos de paz, de pureza e leveza. Praticamente não existe nada negativo voltado para essa cor.

Lembre-se: a escolha das cores para a sua marca deve ser feita a partir dos conhecimentos sobre a psicologia das cores e precisa estar de acordo com aquilo que você busca transmitir para o seu público, não se pode apenas escolher as cores levando em consideração o seu gosto pessoal. Se você considerar o valor emocional de cada cor conseguirá fazer coisas incríveis com a sua marca!

Agora, vamos falar também sobre as fontes?

A tipografia é outra parte muito essencial para qualquer marca. Uma fonte bem definida e que esteja de acordo com os propósitos da marca também pode fazer com que ela seja bem vista e reconhecida, ou não, depende muito dos cuidados que forem tomados na hora da escolha.

Eu trouxe aqui alguns dos tipos de fontes mais usados e os impactos que elas podem trazer a sua marca se você optar por uma delas, depende muito do que você deseja demonstrar para as pessoas. Confira:

  • Fontes serifadas: são aquelas que possuem pequenas linhas adicionais nas extremidades de cada letra. Essas fontes são muito populares, um exemplo é a “Times New Roman”, está sempre muito presente em livros e em muitos logotipos. São conhecidas por comunicar reverência, tradição e por ter um design mais conservador.
  • Fontes sem serifa: possuem linhas retas e simples. São conhecidas por apresentar muita legibilidade. Elas são descomplicadas e proporcionam um visual simples e claro. As marcas que optam por fontes como essas buscam priorizar honestidade e sensibilidade. Alguns exemplos: calibri, arial, josefin sans, apollo…
  • Fontes caligráfica: esse tipo de fonte caracteriza-se por ter um estilo mais cursivo e ao mesmo tempo bem natural, elas são bem semelhantes à caligrafia manuscrita. Elas transmitem sensações de elegância, feminilidade, criatividade. Alguns exemplos de marcas que possuem fonte califráfica: Coca-cola, Instragram… São fontes, de certa forma, bem artísticas.
  • Fontes decorativas: como o próprio nome já diz, elas são bem decoradas. Dificilmente essas fontes são usadas em textos mais longos, justamente por seu aspecto mais pesado e forte. Alguns exemplos de marcas que possuem fonte decorativa: Fanta, Lego… essas fontes geralmente são bem originais e criadas unicamente para um determinado uso. Transmitem uma sensação de pouca formalidade e de pensamento criativo e divertido.

Agora é sua vez! Tenha em mente aquilo que você quer transmitir e a partir disso escolha as suas cores e tipografias.

Realizar essas escolhas não é nada fácil, por isso precisa ser feito com calma e é preciso entender a mensagem por trás de cada escolha

Quando a escolha for bem-feita, você conseguirá se comunicar da melhor forma, deixando claro os valores e objetivos da sua marca.

Você já mapeou quais são as melhores fontes e cores para sua marca?

Suélen Führ

Suélen Führ

Designer e Social Media
Romae