Desacelerando no dia a dia

A vida de empreendedoras e autônomas pode ser bem corrida. Pensando nisso, a Lígia Lécia, vem nos mostrar como podemos desacelerar no dia a dia. Vem conferir!


desacelerar

Está se sentindo acelerada?  A sensação é que o dia está passando cada vez mais rápido? Sua cabeça está lotada de pensamentos e confusa? Chega em casa e não lembra o caminho que fez? Quando pensa sobre o seu dia não consegue lembrar-se de imediato e com detalhes de como ele foi? Bem-vindo ao mundo do piloto automático.

Como identificar? Como desacelerar?

Calma, não é só você, a maioria das pessoas sente-se assim, afinal a gente está vivendo em uma sociedade acelerada e que cada vez mais acaba fazendo varias atividades ao mesmo tempo, e isso gera automatismo e ansiedade.

Estar no automático é não estar totalmente atento na atividade que você efetua, é fazer e depois não lembrar direito como fez.

Com a prática do mindfulness, você vai aprender a está mais presente e atento nas suas atividades, e vai conseguir visualizar e identificar melhor os seus pensamentos.

Sua cabeça vai ser como o céu, e as nuvens os seus pensamentos, você vai aprender a eleger os pensamentos que realmente importam para você, igual como fazemos quando escolhemos prestar atenção no formato da nuvem e comparar com alguma figura, nem todos os pensamentos são reais e dizem algo sobre você.

Dessa forma, você pode aprender a dar a devida importância a eles e a lidar de uma forma melhor.

Onde você presta atenção, floresce!

Você não precisa estar atenta o tempo inteiro, até porque isso cansa, mas você pode escolher em que momentos você vai precisar está mais atenta e presente.

A meditação faz com que você viva mais no momento presente, e pare de viver no passado ou no futuro, tornando-se assim uma pessoa menos preocupada e ansiosa. É o desacelerar intencional e consciente.

Mas como fazer isso no dia a dia? Eu não tenho tempo! (É o que a maioria das pessoas diz e pensa) E se eu te disser que você pode fazer isso nas suas atividades diárias? Ou que você pode meditar somente três minutos por dia? Qual vai ser a sua desculpa?

Você pode começar a desacelerar elegendo uma atividade diária para prestar total atenção como por exemplo: tomar banho, escovar os dentes, alguma das refeições do dia.

E como fazer isso? É simples, você vai fazer somente isso naquele momento, e focar em tudo que aquele momento está proporcionando a você, que sensações físicas, sentimentos, pensamentos eles te trazem, observe cada parte desse momento, cada detalhe daquela ação que você está efetuando e depois perceba a diferença que isso vai fazer no seu dia.

Observe a mesma atividade todos os dias por pelo menos uma semana, e depois você pode ir trocando por outras ou até mesmo acrescentando. Torne isso um habito do seu dia, não vai te custar nada e você só tem a ganhar com isso.

Depois dessa fase de observação e de adaptação para um novo hábito, você pode começar a ouvir as faixas de mindfulness que você pode encontrar em livros, youtube ou aplicativos específicos sobre o assunto, material não falta no mercado.

Algumas dicas

Dica de vídeos que exemplificam e que serve de suporte para praticantes iniciantes:

Teste faixas e horários diferentes para praticar e encontre o melhor horário para você. Todos têm uma rotina diferente, e nessa pratica não tem horário certo ou errado, melhor ou pior momento ou posição especifica para isso.

O preferível vai ser sempre o que funciona com você, escolha a posição, a hora e o local favorável, que você quer e que se sente bem.

Lembre-se não é para ser uma prática obrigatória e chata, é para ser algo bom, leve e real, afinal esse é o seu momento, é a hora de parar e entrar em contato com você mesmo e de se conhecer ainda mais.

Não se cobre, não se culpe, se um dia não deu tempo fazer, no outro dia você tenta novamente, mas não desista, os resultados vão vim com o tempo, acredite! Os bons resultados vão te ajudar em vários aspectos da vida, tanto no pessoal, como no profissional também.

Benefícios

Se você for estudante e tiver com dificuldade de concentração, vai te ajudar bastante a focar mais no que precisa fazer, e no seu trabalho em um momento de estresse você pode conseguir ficar mais calmo usando as técnicas de respiração.

E no pessoal você vai ganhar o autoconhecimento, tanto psicológico como do corpo também.

Essa é uma busca diária e de uma vida inteira, e que não vai acabar, estaremos sempre aprimorando, mudando e evoluindo. E a meditação vai te ajudar nesse processo.

Não vou dizer que é fácil, pois não é, mas tudo na vida tem o seu peso e importância. Tudo depende da sua forma de encarar e das suas prioridades.

Experimente desacelerar, faça isso por você!


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Lígia Lécia

Lígia Lécia

Psicóloga Clínica
Romae