Blog

Esse momento é seu: Dicas para o autocuidado

16/04/2019

Trabalhar nosso autocuidado é muito importante não apenas para a vida pessoal, mas também para nossa vida profissional. Lígia trouxe uma reflexão super interessante para nós psis. Vem conferir! 🙂


Você já parou para você mesmo hoje? Já fez algo por si? Algo com o foco no resultado somente para o bem próprio?

Se sim que bom, saiba que você está se destacando dos demais, pois a maioria das pessoas está ocupada ou apressada demais para fazer isso.

Você que tem esse hábito de cuidar de si deve se perguntar, mas se as pessoas estão sem tempo para si elas estão fazendo o que então? Pode ser qualquer outro o foco menos esse, sabe por que?

Desde que somos pequenos, se foi ensinado que cuidar de si, pensar só em si, é feio, é egoísta e negativo. O bom mesmo é cuidar do outro e olhar para o outro primeiro.

Mas se eu não cuidar de mim, quem é que vai? Vou ficar sempre na espera do outro cuidar de mim? E se isso não acontecer? É esse o ponto. É esse o pensamento e motivo que devemos cultivar na nossa mente.

Entenda não estou dizendo que cuidar do outro é errado ou ruim, mas antes você tem que fazer isso por si, para depois conseguir fazer isso pelo outro e da melhor maneira que for possível para você.

Acredite quanto mais você cuidar de si, e estiver de bem consigo mais ainda você vai conseguir fazer pelo outro. Todos são importantes e não tem nada de errado você se priorizar. Ruim é você não fazer isso por você.

Pode parecer fácil cuidar de si (afinal está tudo aqui dentro, né?), mas não é! Não temos esse hábito e no começo vai ser difícil.

O cuidar de si engloba vários fatores como:

  • Conhecer o próprio corpo
  • Saber lidar com suas emoções
  • Entender os próprios pensamentos e saber lidar com eles
  • Relacionar-se com o meio e com os outros
  • E muito mais

Tudo isso demanda tempo e esforço e nem sempre queremos “mexer no que está quieto” por que é doloroso e não temos tempo para dor (principalmente a nossa).

Tudo isso faz parte do que nos somos e da nossa vida, é nossa tarefa aprender a lidar com tudo que existe de positivo e negativo, e para isso temos que entrar em contato.

Tudo bem se você precisar se esquivar disso, às vezes, é normal, mas em algum momento você vai ter que encarar. E vai conseguir passar por isso, todos passam e você também é capaz, é o ciclo da vida.

Entender que isso faz parte do processo de autoconhecimento, ajuda bastante você aproveitar o caminho, as idas e vidas, e o objetivo final vai fazer muito mais sentido quando você conseguir chegar nele.

Se conhecer é tão importante que até para você chegar em algum lugar, realizar algo você precisa saber o que você quer e gosta, você pode ate seguir o caminho que outras pessoas dizem pra seguir, ou que fizeram, pra se tornar mais fácil e você conseguir também chegar, mas esse caminho não vai ser o seu, vai ser o de outra pessoa, e essa escolha só cabe a você. E a responsabilidade é sua, de mais ninguém, assuma suas próprias decisões.

E por onde começa esse autoconhecimento? Por onde você quiser! Por onde você achar melhor, o importante é começar.

Algumas sugestões:

Comece fazendo algo que você gosta e que você não faz a muito tempo por questão de tempo ou outros motivos. Faça algo novo, experimente uma sensação nova. Por exemplo: ir andar de bicicleta, ir ao cinema sozinho, tocar algum instrumento, teatro, atividades que envolvem qualquer tipo de arte é uma ótima estratégia para se conhecer e descobrir algo novo sobre si.

Faça algo sozinho pelo menos uma vez por semana, aproveite o máximo esse momento e a sua própria companhia. Por exemplo: ir ao cinema, ir comer sua comida favorita, ir à praia, parque ou ate mesmo ouvir musica bem alta em casa sozinha enquanto cozinha uma receita nova. Qualquer atividade feita sozinha no meio do seu dia a dia é bem-vinda.

Meditação, yoga, alongamento, dançar, mexer o corpo, sair da inercia de qualquer forma é algo que também faz parte do processo, experimenta e você vai ver como isso vai te fazer bem.

E agora é com você, só você pode e vai conseguir colocar tudo isso em pratica, e precisa ser hoje, agora, pois é tudo o que temos, o agora e precisamos aproveitar isso!


E aí, fez sentido para você? Não deixa de compartilhar com aquele seu amigo que está precisando se autocuidar!

Lígia Lécia

Lígia Lécia

Psicóloga Clínica

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Receba nossos textos por e-mail com reflexões, insights e dicas para a carreira do Psicólogo.

Romae