Sobre focar demais nos resultados

Nessa semana recebi na caixinha de perguntas do Instagram (que eu chamo carinhosamente de sessão destrava), uma questão assim: “Tenho me cobrado para fazer minha carreira dar certo, ter resultados, mas as pessoas não chegam…”

Dentro desse comentário, vejo muitas reflexões para uma questão só, mas aqui vou abordar sobre focar demais nos resultados. Deixo algumas reflexões para iniciarmos:

Você tem colocado sua atenção apenas na linha de chegada? Existe uma certa angustia para atingir seus objetivos profissionais e isso tem deixado o caminhar mais pesado? Você tem sido guiada pela pressa ou pela presença?

Se paramos para pensar….

Passamos muito mais tempo caminhando, construindo as ações, nos percebendo do que, de fato, aproveitando os resultados em si. A alegria e euforia da linha de chegada dura pouco. O processo é o nosso caminhar sem fim, é o dia a dia, é o desenvolver-se, o abrir-se, o expandir.

Um ponto interessante é: Focar no trajeto nos prepara para o resultado. Quantas vezes eu acompanhei pessoas com medo de não sustentar uma conquista, por não estar preparada já que foi tudo muito rápido. Se pararmos para pensar, é muito raro receber os holofotes sem ter realizado uma boa jornada de construção. E aqui eu falo sobre construção de conhecimento, de inteligência emocional, de experiências, de aprimoramento da sua marca. Se essa caminhada não é bem percorrida, o sucesso não se sustenta.

Uma reflexão pessoal…

Quando vejo apenas o resultado, me perco de mim, pois sou processo, nunca me acabo. Sempre em construção. Se coloco minha atenção apenas no fim, esqueço de reconhecer todas os elementos que me trouxeram até aqui. Faz sentido?

Observe essa sua caminhada. Contemple. Se conecte com sua história até aqui.

Para facilitar esse processo pra você, deixei no canal do telegram (Lugar de abastecimento) um PDF com atividade prática. Espero que possa te ajudar nessa mudança de percepção.

Ana Cecília Coelho

Ana Cecília Coelho

Mentora e psicóloga
Romae