Blog

3 livros sobre empreendedorismo que todo psicólogo clínico deveria ler

14/05/2019

Vamos ampliar nosso conhecimento com 3 livros que falam sobre empreendedorismo? Vem conferir!


Vamos falar sobre livros? Também sou Psicóloga e tenho plena consciência de que sempre temos muita coisa para ler.

Então nunca conseguiremos alcançar o número de livros que queremos ler só dentro do Universo da Psicologia… Mas, muitas vezes, é preciso que a gente dê uma escapadinha para ler coisas fora da nossa área de conhecimento.

Quando nós passamos de psicólogos formados a psicólogo clínico, precisamos adquirir habilidades e conhecimentos que estão além do conhecimento do atendimento psicológico em si.

Muitas vezes temos que aprender a administrar, a se divulgar, a ter organização financeira, entre várias outras coisas. Pensando assim eu trouxe três indicações de livros sobre empreendedorismo.

Confesso que vivo reclamando porque eu acho que a palavra empreendedorismo banalizou.

TUDO  passou a ser empreendedorismo de tal forma que eu nem sei mais o que é empreendedorismo de fato. Apesar de não saber explicar eu consigo perceber quando uma pessoa tem o empreendedorismo em si, quando ela pensa como empreendedor e principalmente quando ela age como empreendedora.

Acho que na maioria das vezes é algo muito natural e espontâneo. Geralmente as pessoas fazem algo arriscando, meio sem pensar e baseada em um insight ou em um desejo muito forte.

Criativo e Empreendedor, sim senhor

Esse livro foi escrito por Rafa Cappai (@rafacappai). Ele fala sobre empreendedorismo criativo que seria vertente do empreendedorismo baseada na sua criatividade.

Não acho que empreendedorismo possa existir sem criatividade mas entendo o destaque que esse tipo de empreendedorismo dá à criatividade. Acho que esse livro serve muito de incentivo para quem quer conhecer melhor suas habilidades e até quem está precisando de uma forcinha para confiar mais na sua intuição.

Empreendedorismo para subversivos

Esse livro de Facundo Guerra (@facundoguerra) é uma mistura da história de empreendedor de Facundo e os vários desafios que ele experimentou. No final do livro ele coloca uma espécie de manual na tentativa de ajudar o leitor a reduzir as dificuldades de empreender. É um livro bem interessante. Apesar da ideia de manual, ele traz toda a leitura muito permeada da história de vida do autor.

Estúpida, eu?

Acho que a história que Camila (@camilacoutinho) conta no livro nos serve como um excelente estudo de caso do que a vida de um empreendedor. Como Camila hoje tem uma carreira profissional de muito sucesso, acredito que seja válido conhecer à história contada por ela mesma de vários momentos de dificuldades e riscos que ela teve coragem de percorrer para conseguir alcançar seu objetivo (que à propósito, no início ela nem sabia muito bem qual era)

Você pode estar se perguntando: O que isso tudo tem a ver com Psicologia Clínica?

Bom, acredito que muitos desses conhecimentos são essenciais para que possamos enriquecer de idéias e possibilidades e inovar na nossa prática profissional.

Muitos Psicólogos têm interesse em atuar não apenas no consultório mas também em cursos, palestras, workshop, oficinas e várias outras possibilidades. Inclusive esses projetos paralelos muitas vezes contribuem para tornar a menor a instabilidade financeira da clínica. Sendo assim, acredito que esses livros possam ajudar muito a abrir um pouco mais a sua cabeça e quem sabe dar vida a novos projetos! Boa leitura para você!

Priscila Bastos

Priscila Bastos

Psicóloga Clínica

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Receba nossos textos por e-mail com reflexões, insights e dicas para a carreira do Psicólogo.

Romae