Blog

Estabelecendo vínculos com profissionais de outras áreas

24/03/2019

A importância das parcerias na nossa carreira é real. Fernanda aborda essa temática com reflexões bastante pertinentes. Vem conferir!


Olá, pessoal! Tudo bem?

Nos dois últimos textos venho abordando o tema PARCERIAS e a importância delas para a nossa carreira. Hoje vou falar sobre o estabelecimento de vínculos com profissionais de outras áreas e como isto pode ampliar as possibilidades de atuação e consequentemente a visibilidade no mercado.

Como disse o poeta inglês John Donne: “Nenhum homem é uma ilha, isolada em si mesma.”, é com este pensamento que começo por dizer que é bem pouco provável que um profissional de psicologia consiga realizar bem o seu trabalho sem que haja a necessidade da colaboração de outros profissionais. Pensando no contexto clínico por exemplo, alguns pacientes precisam ser acompanhados por um psiquiatra, a depender do tipo de tratamento que necessite, e será fundamental o diálogo com estes profissionais, às vezes o paciente pode precisar de um nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, etc.

Geralmente ocorre muito essa ponte com os profissionais da área de saúde, mas certamente precisamos ampliar o diálogo com outras áreas. Já aconteceu comigo na clínica de uma paciente precisar tirar dúvidas com alguém da área jurídica, e isto era muito importante para a sua evolução. Neste sentido penso que nós podemos facilitar este acesso, caso exista o estabelecimento de vínculos com as tantas áreas existentes.

Ter esta visão e postura de abertura poderá não apenas facilitar para quem precisa de um encaminhamento através do psicólogo, como também ser uma possibilidade destes profissionais indicarem o psicólogo.

E quando falamos em diálogo é claro que a comunicação mais necessária é que no contato com estes profissionais eles saibam o que você como psicólogo(a) pode vir a ser útil através dos serviços que presta à sociedade. Para nós que entendemos o que fazemos é muito tranquilo, mas de maneira geral, mesmo observando que existe na atualidade uma maior aceitação, ainda prevalece o desconhecimento sobre a importância daquilo que fazemos.

Penso fazer vínculos com outras áreas pode ser bastante interessante. E vocês o que acham? Em suas práticas já houve necessidade de contar com a colaboração de um profissional de outra área?

Precisamos comunicar e divulgar o nosso trabalho, a sociedade precisa disso e nós também! Nossa ciência é também uma profissão e como tal precisa de mais visibilidade. Cabe a nós profissionais criarmos meios para que ela seja cada vez mais conhecida, aceita e requisitada. Psicologia é para todos! Concordam?

Vamos lá! Lembremos da frase que usei inicialmente: “Nenhum homem é uma ilha isolada em si mesmo.”, nós precisamos ampliar nossos contatos.

Abração e até o próximo texto.


Esse conteúdo te auxiliou de alguma maneira? Não deixa de deixar seu comentário aqui abaixo! 🙂

Fernanda Marreiro

Fernanda Marreiro

Psicóloga Clínica

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Receba nossos textos por e-mail com reflexões, insights e dicas para a carreira do Psicólogo.

Romae