Blog

Desenvolva essa habilidade se quiser criar oportunidades em sua carreira

29/04/2019

O assunto central deste texto é PROATIVIDADE como requisito fundamental para se destacar, inspirar e contagiar. Vem conferir a importância de desenvolver essa habilidade em sua atuação profissional.


Proatividade é a característica de quem “pensa e age antecipadamente; que, por antecipação, adota medidas para evitar ou resolver problemas futuros”, mas não apenas isso.

Eu diria que um profissional proativo cria um movimento de mudanças que possam promover benefícios dentro do desenvolvimento da sua carreira.

É capaz de influenciar outras pessoas ao seu redor, e é também flexível com grande capacidade de adaptar-se às variações que acontecem.

Profissionais com esta característica são capazes de identificar as oportunidades e agir sobre elas, mostram iniciativa; agem e perseveram até conseguirem alcançar mudanças significativas que lhes favoreçam. O que isso tem a ver com a carreira do psicólogo? Tudo!

Um pouco sobre minha trajetória

Antes de ser psicóloga, eu já ouvia muito sobre proatividade e desenvolvi a minha na prática e através da observação. Trabalhei em algumas empresas e dentre elas, em uma gigante do setor de telecomunicação.

Logo, esta experiência de mercado anterior a minha atuação como psicóloga, me deu uma boa bagagem para aplicar a proatividade no meu início de carreira. Logo, quero dividir hoje com vocês um pouco do que eu aprendi.

As empresas fazem isso constantemente, imprimindo suas marcas e ideias, mostrando presença, comunicando-se com o público-alvo. Elas criam estratégias para serem sempre lembradas pelos serviços e/ou produtos que ofertam ao mercado. Então eu lhe pergunto: Quem você deseja impactar? E o que você tem feito para ser lembrado?

Recém formados

Quem é recém-formado enfrenta um desafio e tanto neste sentido. E pode sentir-se realmente perdido. Sem compreender a necessidade de divulgar-se e para quem divulgar a fim de obter os resultados desejados.

Eu vejo muitos colegas vivenciando muitas angústias, especialmente os que optaram pela psicologia clínica, pois gerenciar-se não é simples, apesar de ser muito possível encarar essa fase como uma época de aprendizado independente das dificuldades que ocorrerão.

É neste ponto que eu vejo muita proatividade acontecendo dentro da profissão. Novos serviços sendo criados para suprir essa necessidade dos psicólogos. Somos nosso próprio negócio, mas também consumimos os serviços de psicologia, não é verdade?

Nas organizações existem dois tipos de clientes: internos e externos. Essa visão mercadológica pode nos levar a ampliação de serviços a serem ofertados aos profissionais da nossa categoria.

Ampliando serviços

Desde que iniciei na clínica, eu já pensava em desenvolver um trabalho em paralelo aos meus atendimentos clínicos. Algo destinado a auxiliar estudantes de psicologia e psicólogos recém-formados.

Especialmente por perceber o quanto foi difícil iniciar meu caminho praticamente sozinha e sem um apoio mais efetivo.

Porém estruturar um novo serviço não era algo tão simples. Precisei de orientações de quem já fazia um movimento com bastante proatividade em desenvolvimento de carreira. AAna Cecília Coelho, a criadora da Revire.

Contratei o serviço avançado de mentoria para estruturar minhas ideias e os novos serviços. Então nesse momento assumi, digamos assim, a posição de cliente interno, já que sou parceira aqui no blog.

Percebem como as oportunidades pode estar bem próximo e como ser proativo (pensar e agir antecipadamente) pode ajudar?

Uma dica para você

Olhe ao redor, veja quem está precisando de ajuda e o que você já é capaz de ofertar. Eu trouxe o exemplo dos próprios psicólogos como prováveis clientes, mas existem vários grupos que podem ser impactados e auxiliados com a sua contribuição.

Pense na Psicologia com maior amplitude de atuação, estude e escolha o nicho, desenvolva serviços práticos e eficazes. É possível fazer muito além da clínica e as oportunidades precisam ser criadas por nós mesmos.

Muito além dos tratamentos psicológicos, a psicologia é desenvolvimento! Sei que como profissionais nós sabemos disso muito bem. Mas o que eu e você podemos fazer em prol da carreira do psicólogo que nos levará a outro contexto de atuação? Aqui no site o convite é compartilharmos ideias e nossas experiências para favorecer outros psis.

Para finalizar, pensem nisso e vamos unir forças. Dessa maneira, a profissão cresce e todos nós ganharemos. Com divulgação interna e externas, serviços girando e pessoas sendo beneficiadas por uma psicologia dinâmica e proativa!

Abração e até o próximo texto! 🙂


Gostou desse conteúdo? Compartilha com seus colegas psis! 🙂

Fernanda Marreiro

Fernanda Marreiro

Psicóloga Clínica

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Receba nossos textos por e-mail com reflexões, insights e dicas para a carreira do Psicólogo.

Romae