Blog

Sublocar ou alugar: O que é melhor para um Psicólogo Clínico iniciante?

26/06/2019

Você está na busca por um local de atendimento que seja bacana e que caiba no bolso… Mas não sabe o que é melhor, alugar ou sublocar! Então vem que a Psicóloga Priscila Bastos preparou um texto muito esclarecedor para você sentir mais segurança nessa decisão.


Bom, se eu tivesse que responder essa pergunta com apenas uma palavra, eu escolheria: sublocar. Mas como tenho mais espaço, vou detalhar melhor meu pensamento.

É preciso levar em consideração alguns aspectos tanto no que se refere à estrutura em si como também na formação mais ampla do psicoterapeuta para poder fazer essa escolha.

Optei por focar em um psicólogo clínico iniciante porque acredito que seja uma época de muitas incertezas e que não se tem muito conteúdo para ajudar.

Antes de tudo, vou explicar o que estou chamando de sublocação e o que estou chamando de alugar.

Quando falo em sublocar é uma modalidade em que as pessoas que têm o consultório montado, disponibilizam os horários em que eles não estão atendendo para outros psicólogos, cobrando um valor, pela estrutura física, mobília e materiais de acordo com o tempo solicitado.

Quando falo em alugar, é pegar uma sala em um empresarial ou uma clínica e realmente montar essa sala com todo o investimento inicial necessário, como possível reforma, pintura, móveis, ar condicionado ou aquecedor, poltronas e muitas outras coisas.

Depois disso, manter com todos os custos necessários e envolvidos nisso, aluguel, condomínio, taxa de bombeiro, IPTU, faxina, luz, internet, etc. Sei que entre essas duas possibilidades existem muitas outras, mas vou me deter a essas duas para ficar mais fácil a compreensão do texto.   

Eu acredito que é necessário escolher quais são as suas prioridades. Muitas vezes é impossível ter tudo ao seu alcance. Algumas coisas talvez você tenha que abrir mão ou esperar um pouco mais para ter. Vou destacar alguns critérios que eu considero importantes para realizar essa escolha.

Localização:

Existem dois pontos de vista sobre a localização do seu consultório.

  1. A primeira delas é considerando a distância para sua casa. Em alguns lugares, onde se tem muito trânsito, esse fator é essencial para que você tenha uma boa qualidade de vida. Além disso, um consultório muito longe possivelmente vai lhe gerar um custo indireto com transporte, isso merece ser considerado na hora de calcular qual custa mais ou menos. Dependendo do caso, um consultório longe  pode lhe custar muito tempo de vida e isso não tem preço.
  2. O segundo ponto sobre localização em relação ao seu consultório é sobre sua rede de encaminhamentos. Ter pessoas próximas a você que lhe encaminhe clientes e ao mesmo tempo ter profissionais para quem você possa encaminhar.

Público alvo

A depender do público que você atenda, talvez seja necessário que você tenha algumas especificidades no seu local de atendimento.

Por exemplo: eu atendo criança então preciso ter uma sala minimamente ampla, sem muitos objetos que possam quebrar ou machucar as crianças, um espaço para receber os pais, os brinquedos, entre outras coisas. Nessa hora é importante que você avalie o espaço que estão lhe oferecendo para sublocação, por exemplo, porque às vezes  ele é sim um espaço que funciona mas pode ser que não tenha sua cara. Para começar, aceite um espaço que funcione.

Horários disponíveis

Muitas pessoas usam o critério de alugar uma sala para que tenham todos os horários disponíveis caso o cliente chegue.

Ouço muita gente falando assim: “já que eu não tenho cliente, melhor ter todos os horários disponíveis para que eu não perca o cliente porque não coincide com meu horário da sublocação”. O custo que envolve ter uma sala alugada, não compensará essa disponibilidade.

A única coisa que eu chamo atenção sobre o horário de sublocar é a compatibilidade com seu público alvo.

Então, por exemplo, se você quer focar em atender criança e os horários disponíveis para sua sublocação são todos à noite, nesse caso, acho importante ponderar já que as crianças normalmente dormem cedo e à noite estão mais cansadas.

Oportunidade

Acho que é muito válido ficar atento e a aproveitar as oportunidades que surgem para você.

Por exemplo, quando eu me formei, meu irmão me disponibilizou o consultório dele para eu fazer as adaptações necessárias e atender lá. Algumas pessoas poderiam olhar e dizer: “não tem como! Seu irmão é fisioterapeuta e tem uma maca na sala dele!”.

Eu chegava toda vez que ia atender e colocava a maca em um canto, tirava todos os meus brinquedos de uma armário, arrumava todos pela sala e começava a atender. Muitas vezes fazia isso tudo para atender uma pessoa (isso quando ela não faltava), depois arrumava tudo de novo.

Mas o meu custo era baixo, a sala era ampla para as crianças, tinha onde atender aos pais e era isso que importava naquele momento.

Financeiro

Com certeza irei sugerir que você escolha algo que lhe forneça o menor custo.

Lógico que ponderando todos esses fatores antes mencionados, mas acho que o grande ponto é investir em qualificação. Durante toda a formação de  um psicoterapeuta, considero que a qualificação é muito importante, mas no início da carreira é essencial.

Sei o quanto é custoso financeiramente investir na carreira de psicólogo clínico, então, se tiver que escolher entre atender numa sala sublocada, mesmo que não seja perfeita, mesmo que não seja a sua cara, mas contanto que sobre um dinheiro para fazer supervisão, curso, formação, é, sem dúvida, a melhor escolha que você pode fazer, por você e por seu cliente.

Quanto mais critérios desses acima nós resolvemos priorizar, mais difícil fica de achar um lugar. Se você estiver começando, utilize o mínimo de critérios possíveis. Só para finalizar, sei que muitos profissionais sonham em ter o seu cantinho, montar sua sala do seu jeito, mas espere o tempo certo.

Junte um dinheiro, descubra quais são suas reais necessidades, experimente diversos públicos, estude, atenda, depois, com alguma experiência e o dinheiro que já veio do seu trabalho, você investe em um lugar para você, se quiser.

Ana Cecília Coelho

Ana Cecília Coelho

Psicóloga Clínica

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Receba nossos textos por e-mail com reflexões, insights e dicas para a carreira do Psicólogo.

Romae