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Trabalhar de casa dá certo??

23/10/2018

Você trabalha de casa? Seja ofertando psicoterapia online ou produzindo conteúdo para as redes sociais? Este post é para você, ein!


 

Para quem ainda não sabe, essa da foto sou eu, Ana Cecília. Sou psicóloga clínica e criadora da Revire. Nem sempre eu tenho a oportunidade de trabalhar em um local tão lindo assim e com cheirinho de café. 🙂

Na maior parte do tempo, estou na clínica ou trabalhando de casa.

Desde 2016, mais ou menos, tenho trabalhado oferecendo o serviço de Mentoria de Carreira para Psicólogos.

No início, comecei fazendo alguns poucos atendimentos. A demanda foi aumentando e a revire foi crescendo… Daí o bicho pegou! Precisei fazer vários ajustes nos meus horários para não passar o dia trabalhando. Além da Mentoria e da clínica, eu precisava continuar criando conteúdo por aqui também. Não porque fosse uma obrigação, mas porque eu queria levar isso de forma bem profissional… não como um hobbie.

Então além do processo presencial, comecei a oferecer a Mentoria também online. Hoje eu tenho meus horários de trabalho e de lazer bem construídos e em semanas mais loucas, consigo remanejar boa parte das minhas atividades para que tudo dê certo.

Mas como vocês devem imaginar, não é tão simples assim trabalhar de casa. Minha cama me convida a ficar lá mais alguns minutinhos, o telefone toca, o vizinho faz barulho, ou seja: distrações aparecem.

Por isso, para mim, ainda é um grande desafio trabalhar de casa. Pensando que, de repente, vocês também podem passar por dificuldades assim, trouxe algumas sugestões que foram interessantes para que meu trabalho continuasse a todo vapor e que pode te ajudar:

  • Tenha um ambiente de trabalho convidativo.

Por muitos anos eu usava uma cadeira dessas “normais” e me incomodava muito, pois como sou baixinha, meu pé nunca alcançava o chão. haha Ano passado resolvi comprar uma cadeira elaborada, daquelas que regula altura, encosto e tudo mais. Gente, como melhorou meu conforto! Minhas costas agradeceram e eu me senti muito mais produtiva. Percebe como pequenos ajustes podem melhorar seu desempenho?

  • Tenha horários definidos para trabalhar.

Mesmo que todo dia seja um horário diferente, procure estabelecer uma rotina na sua semana. No meu caso, toda segunda é parecida. Pela manhã organizo as coisas de casa, supermercado, etc. E a tarde início os atendimentos da Mentoria. Terça já muda tudo, mas toda terça tem seus compromissos fixos também. Isso ajuda muito a minha mente a compreender o que precisar ser feito em cada dia.

  • Tenha compromisso com você.

Se você marca na agenda um horário de estudo, não é bacana ficar mudando a partir das demandas que aparecem. Exemplo: Um paciente marca sessão em um horário fora da sua rotina ou alguém te pede alguma ajuda justamente no horário que você estabeleceu estudar. Se você topar todas essas atividades fora do seu horário, é como se você estivesse deixando seu compromisso consigo de lado. Estudar também faz parte do nosso trabalho, então entra como horário de trabalho, compreende? Assim tenho feito e tem sido muito bom me priorizar e priorizar meu trabalho.

Você trabalha de casa assim como eu? Como você faz para não deixar a procrastinação chegar?

Conta para a gente! 🙂

Ana Cecília Coelho

Ana Cecília Coelho

Psicóloga Clínica

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